Cabala

 

  • Os Elementos da Cabala. (Cartas de Eliphas Levi) 

 

  • Primeira Lição 

Prolegômenos Gerais 

Senhor e Irmão:
Posso conferir-vos este título posto que buscais a verdade na sinceridade de vosso coração e que estais disposto a fazer os sacrifícios que se façam necessários para alcançar o fim colimado.
Sendo a verdade a própria essência daquilo que não é difícil encontrar, está em nós e nós estamos nela; é como a luz que os cegos não vêem.
O Ser é. Isto é incontestável e absoluto. A idéia exata do Ser é a verdade, seu conhecimento é a ciência; sua expressão ideal é a razão; sua atividade é a razão e a justiça.
Dizeis que desejais crer. Para tanto basta conhecer e amar a verdade. Porque a verdadeira fé é a adesão inquebrantável às deduções necessárias da ciência no infinito conjetural.
As ciências ocultas são as únicas que dão a certeza, porque tomam por base as realidades e não as ilusões.
Permitem discernir em cada símbolo religioso a verdade e a mentira. A verdade é a mesma em qualquer lugar e a mentira varia, segundo os lugares, os tempos e as pessoas.
Estas ciências são em número de três: a Cabala, a Magia e o Hermetismo.
A Cabala, ou a ciência tradicional dos Hebreus, poderia ser chamada a matemática do pensamento humano. É a álgebra da fé. Resolve com suas equações todos os problemas da alma, isolando as incógnitas.
Dá as idéias a sensatez e a rigorosa exatidão dos números; seus resultados são a infalibilidade da mente (sempre relativa na esfera dos conhecimentos humanos) e a paz profunda do coração.
A Magia , ou a ciência dos Magos, teve como representantes na antiguidade os discípulos e talvez os mestres de Zoroastro. É o conhecimento das leis secretas da natureza que produzem as forças ocultas dos ímãs naturais ou artificiais , e dos que podem existir ainda fora do mundo dos metais. Numa palavra e para empregar uma expressão moderna, é a ciência do magnetismo universal.
O Hermetismo é a ciência da natureza oculta dos hieróglifos e dos símbolos do mundo antigo. É a investigação do princípio de vida pelo sonho (para os que ainda não chegaram a ele) , a realização da grande obra , a reprodução pelo homem do fogo natural e divino que cria e regenera os seres.
Eis aí, senhor, as coisas que desejais estudar : seu círculo é imenso, porem seus princípios são muito simples e estão contidos nos números e nas letras do alfabeto. “ É um trabalho de Hércules semelhante a um jogo de crianças”, dizem os mestres da santa ciência.
Os requisitos para se sair airosamente deste estudo são uma grande retidão de juízo e amplo ecletismo. Não se pode ter preconceitos e razão por que Cristo dizia: “ Se não tiveres a simplicidade da criança , não entrareis em Malkuth”, isto é , no reino da ciência.
Começaremos pela Cabala, cuja divisão é: Bereshith, Mercavah, Gematria e Temura.
Vosso na sagrada ciência.
(Eliphas Levi,primeira lição , As Origens da Cabala,pag.111.Ed. Pensamento )

3 Respostas para “Cabala

  1. Bom dia.
    Há algum tempo eu soube que, por ter nascido no dia 31 de maio, seria considerado pela Cabala como um Anjo da Humanidade. Não sei exatamente o que isso significa, mas sei que devo ter cometido vários êrros incompatíveis com essa, digamos, posição de tamanha responsabilidade.
    Minha vida nunca foi um mar de rosas, e já há alguns anos venho vivendo um tremendo inferno astral.
    Cheguei muito perto da loucura, e ocasionalmente isso volta a acontecer, embora eu ainda esteja tendo forças para manter-me dentro da razoabilidade humana.
    Sou um homem de 52 anos, que sempre amou (verdadeiramente) o esporte, a natureza e as artes, em especial.
    Criei, por acaso, um estilo artístico que denominei de “mosaico em relêvos alternados, feito com m.d.f.”. Fiz diversos trabalhos e eles foram muito bem recebidos pelo público em geral, mas não consegui seguir adiante por falta de patrocínio e por ser um mero desconhecido.
    Por não ter como me manter sem um patrocínio ou um apoio, fui obrigado a abandonar essa arte que eu tanto gostava de fazer. Fiz vários contatos por e-mail com diversos órgãos e empresas prontificando-me a ensinar esse novo estilo artístico, mas nunca recebí uma só resposta.
    Não acho que isso seja normal, pois mostrei fotos de algumas peças que fiz, que são muito interessantes. As galerias de arte de Salvador se interessaram muito pelas minhas peças, assim como as representantes do Instituto Mauá – mas eu nunca tive o respaldo que necessitava para poder me dedicar integralmente à confecção dos meus mosaicos. Pessoas outras conseguiram apoio aos seus projetos sem muitas dificuldades.
    Sonho, ainda, em montar uma oficina/escola, mas não sei como. Não é o dinheiro que me move nesse sentido; é sim a vontade de ensinar aos outros um estilo muito interessante e belo de arte.
    Algo errado ainda está interferindo na minha caminhada em busca de realização humana e profissional… mas não sei como me livrar disso.
    Peço ajuda espiritual.
    Qualquer ajuda, como informação ou oração específica para combater esse “azar” será muito bem vinda.
    Atenciosamente.
    Wagner Vasconcelos
    Eu gosto realmente das coisas belas, das coisas boas.

  2. “Olá caros irmãos!
    Iniciei esse blog com a intenção de discutir assuntos referentes ao ocultismo.
    Começarei com as lições de Eliphas Levi ou Afonso Luiz Constant, que foi um grande ocultista do século passado, nascido em Paris, no dia 8 de fevereiro de 1810, e faleceu na mesma Paris em 31 de maio de 1875, postarei as dez cartas do mesmo, com seu ponto de vista sobre a Cabala, e depois tentarei espor o meu ponto de vista a respeito da mesma.
    Sempre vosso na Sagrada Ciência!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s