Cabala

Cabala

Oitava lição sobre a Cabala 

  A ciência da Cabala impossibilita toda dúvida relativa à religião, por ser ela a única que concilia a razão com a fé, mostrando que o dogma universal formulado de maneiras diversas, porém no fundo sempre o mesmo, é a expressão mais pura das aspirações do espírito humano iluminado pela fé necessária. Clarifica a utilidade das práticas religiosas que concentram a atenção e fortificam a vontade. Prova que o mais eficaz dos cultos é aquele que aproxima,  de certo modo, a divindade do homem, permitindo-lhe vê-lo, tocá-lo e, de certa forma , incorporá-lo. É suficiente dizer que se trata da religião católica.

  Esta religião , tal como se apresenta ao vulgo, é a mais absurda de todas, por ser a mais bem revelada de todas; emprego esta palavra em sua verdadeira acepção: revelare ; velar de novo. Sabeis que no Evangelho se diz que na morte de Cristo o véu do templo se rasgou por completo; bem, todo trabalho dogmatico da igreja, através das idades, foi de tecer e bordar um novo véu.

  É verdade que os próprios chefes do santuário, por haverem desejado ser príncipes, perderam há muito tempo as chaves da elevada iniciação. Isto não impede que a letra do dogma seja sagrada e os sacramentos eficazes. O culto cristão católico é a alta magia regulada e organizada pelo simbolismo e a hierárquia. É uma combinação de auxílios oferecidos à debilidade humana para afirmar sua vontade no bem.

  Nada foi esquecido, nem o templo misterioso e sombrio nem o incenso que tranquiliza e exalta ao mesmo tempo, nem os cantos prolongados e monótonos que colocam o cérebro em um semi-sonambulismo. O dogma, cujas formas obscuras parecem o desespero da razão, serve de barreiras às petulâncias de um crítico inexperiente e indiscreto. Parecem insondáveis, afim de melhor representarem o infinito. Os próprios ofícios, celebrados numa lingua que a massa popular não entende, preenchem o pensamento daquele que ora e o deixam encontrar na oração tudo o que está em relação com as necessidades do espírito e do coração. Eis aí porque a igreja católica se assemelha à ave fênix da fábula que renasce continuamente de suas cinzas. E esse grande mistério da fé é simplismente o mistério da natureza.

  Pode parecer um paradoxo dizer-se que a religião católica é a única que poderia chamar-se natural e , portanto, verdadeira; todavia é a única que satisfaz a necessidade natural dos homens.

  Vosso na Sagrada Ciência.

Cartas de Eliphas Levi; extraído de:  As Origens da Cabala , pag 125, Ed. Pensamento.

2 Respostas para “Cabala

  1. Thank you for generating my individual students have access to your webpage post. Your kindness shall be significantly appreciated. I’ve got some ongoing projects and I wanted all these students assist me with it. The only way they could do this was carry out some exploration on the web so as to help make my work more quickly. They came across your web site along with the content on it, specially this website post, seriously assisted them to come to excellent conclusions on things we required to carry out.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s