Cabala

Cabala

Nona Lição sobre a Cabala

  Se o dogma cristão- católico é completamente cabalístico, deva-se dizer o mesmo  dos grandes santuários do  mundo antigo. A lenda de Krishina, tal como relata o Bhagavadam, é um verdadeiro Evangelho, similar ao católico, porém mais ingênuo e brilhante. As encarnações de Vishnu são dez,  como os Sefiroths da Cabala e formam uma revelação, de certo modo mais completa que a católica. Osíris, morto por Tífon, depois ressucitado por Ísis, é o Cristo renegado pelos judeus, depois glorificado na pessoa de sua mãe. A Tebaida é a grande epopéia religiosa que deve ser colocada ao lado do grande símbolo de Prometeu. Antígona é o tipo de mulher divina,  tão pura quanto Maria. Em todas as partes o bem triumfa pelo sacrifício voluntário, após ter sofrido por um tempo os assaltos desiguais da força fatal. Os próprios ritos são simbólicos e se transmitem de religião para religião. As tiaras, as mitras, as sobrepelizes figuram em todas as grandes religiões. Depois se deduziu que todas eram falsas, quando, em verdade, falsa é a conclusão. A verdade é que a religião é una com a própria humanidade, progressiva como ela e permanecendo sempre a mesma, tranformando-se continuamente. Se, para os egípcios, Jesus Cristo se denomina Osíris, para os escandinávos Osíris é Balder, morto pelo lobo Jeuris, mas Voda ou Odin lhe devolve a vida e as Valkírias servem-lhe hidromel no Valhala. Menestréis, druidas, bardos, cantavam a morte e ressurreição de Tarenis ou Tatenus, distribuíam a seus fiéis o agárico sagrado, como nós fazemos com o buxo bendito nas festas de solstício de estio, e rendiam culto a virgindade, inspirado nas sacerdotisas da ilha de Seyne.

  Podemos, portanto, em plena consciência e com inteira razão, cumprir os deveres que nos impõe nossa religião materna. As práticas são atos coletivos e repetidos com intenção direta e perseverante. Semelhantes atos são sempre benéficos e fortificam a vontade, espécie de gimnasia que nos conduz ao fim espiritual que queiramos alcançar. As práticas mágicas e os passes  magnéticos não tem outro objetivoe dão resultados análogos aos das práticas religiosas, ainda que sejam mais imperfeitos. Quantos homens não tem a energia para fazer o que desejam ou devem fazer? Há mulheres que se consagram sem desencorajar-se a trabalhos tão repugnantes e penosos como os das enfermeiras e educadoras. De onde tiram essa força? Das pequenas práticas repetidas: rezam todos os dias seus ofícios e seus rosários, fazendo um exame particular.

  Vosso na Sagrada Ciência.

Cartas de Eliphas Levi, extraído de: As Origens da Cabala, Pag. 127, Ed. Pensamento

3 Respostas para “Cabala

  1. I come about to become writing to let you understand what a unbelievable experience our girl encountered studying the blog. She came to find loads of factors, which incorporate what it is actually prefer to possess a great giving heart to produce men and females rather simply find out about particular grueling matters. You actually did greater than our own anticipated outcomes. Lots of thanks for displaying these useful, trustworthy, revealing and also exceptional guidance on the subject to Sandra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s