Cabala

Decima lição sobre a Cabala

  A religião não é uma servidão imposta ao homem, é um auxílio que se lhe oferece. As castas sacerdotais trataram, o tempo todo, de explorar, vender e transformar este auxílio em jugo insuportável; a obra evangélica de Jesus tinha por objeto separar a religião do sacerdote ou pelo menos colocar o sacerdote na posição de ministro ou servidor da religião,  dando a consciência do homem toda a liberdade e razão. Vede a parábola do bom samaritano e estes preciosos textos: ” A lei se fez para o homem e não o homem para a lei. Desgraçados aqueles que preendem e impõe, sobre as espáduas dos outros, fardos que gostariam de tocar apenas com a ponta dos dedos, etc.,etc.” A igreja oficial declara-se infalível no Apocalipse, a chave cabalística dos evangelhos, e há  no cristianismo, sempre, uma igreja oculta ou jvanuita que, respeitando totalmente a necessidade da igreja oficial, conserva do dogmauma interpretação diferente da que lhe dá o vulgo.

  Os Templários, os Rosa-Cruzes, os Franco- Maçons de alto graupertenceram todos antes da revolução francesa, à igreja, da qual Martinez Pasqualy, Saint Martin e até  Mme. de Krudemer foram os apóstolos no século XVIII.

  O caráter distintivo desta escola é evitar a publicidade e não se constituir, nunca , em seita dissidente. O conde José de Maistre, esse católico tão radical, era, ainda que não se acredite, simpático à sociedade dos Martinistas e anunciava uma regeneração próxima do dogma por luzes que emanavam dos santuários do ocultismo. Existem todavia sacerdotes fervorosos que estão iniciados nas doutrinas antigas, e um bispo, entre outros, falecido recentemente , pediu-me que lhe ensinasse Cabala. Os discípulos de Saint Martin tomaram o pseudônimo de filósofos desconhecidos, e os discípulos de um mestre moderno muito conhecido não tiveram necessidade de tomar nome algum, pois o mundo não suspeitava da existência deles. Jesus disse que a levedura deve ocultar-se no fundo da vasilha que contém a massa para trabalhar dia e noite em silêncio até que a fermentação invada lentamente toda a massa que deve formar o pão.

  Um iniciado pode, com simplicidade e sinceridade, praticar a religião em que haja nascido, porque todos os ritos representam diversamente um único e mesmo dogma; porém não deve abrir o fundo de sua consciência mais que Deus e ninguém deve saber suas crenças mais íntimas. O sacerdote não pode julgar o que o próprio Papa não compreende. Os signos exteriores do iniciado são a modesta ciência, a filantropia sem ruído, a igualdade de carater e a mais inalterável bondade.

  Vosso na Sagrada Ciência

Cartas de Eliphas Levi, extraído de As Origens da Cabala; pag. 129, Ed. Pensamento.

Uma resposta para “Cabala

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