Harpócrates

Harpócrates 

Harpócrates era um deus da mitologia egípcia, que encarnava o deus Hórus enquanto criança. O seu nome egípcio era Horpakhered (“Horus Menino” ou “Hórus Criança”), sendo Harpócrates a forma helenizada do seu nome.

Era filho de Osíris e de Ísis. Foi concebido postumamente, uma vez que o seu pai já tinha falecido. A concepção foi possível graças ao recurso por parte de Ísis à magia. Teve que ser escondido pela sua mãe nos pântanos do Delta para protegê-lo do seu tio, o Seth, que tinha sido o líder do plano que conduziu ao morte de Osíris.

O deus alcançou bastante popularidade durante a Época Baixa. Durante a era ptolemaica foi visto como o filho de Serápis e de Ísis.

Era representado como um menino nu, usando na cabeça a coroa dupla (coroa que era o resultado da junção da coroa do Alto Egipto e da coroa do Baixo Egipto) ou a coroa hemhem (coroa que correspondia a três coroas atef juntas). Tinha a característica trança lateral das crianças egípcias, que em alguns casos saía da coroa e encontrava-se presa na orelha. Poderia também ser representado como posicionado em cima de dois crocodilos, segurando nas mãos animais venenosos (como serpentes ou escorpiões), tendo sobre a cabeça uma imagem do deus protector da infância, Bes. Esta forma, designada como “Hórus sobre os crocodilos”, era frequente em estelas com objectivos curativos. Os egípcios acreditavam que a água que tinha sido passada sobre este tipo de estelas adquiria propriedades curativas, sendo administrada a vítimas de picadas de animais venenosos. Identificado com o deus sol, poderia ser representado a emergir de um lótus. Surgia também a ser amamentado por Ísis ou Hathor.

Devido ao facto de ser representado com o dedo na boca, gregos e romanos consideraram, incorretamente, tratar-se do deus do silêncio e do discernimento.

Fonte: Wikipédia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s