Canto aos Orixás

 

As minhas flores eu lancei ao mar

as minhas preces foram a Iemanjá

o meu barquinho a Santa Mãe levou

e eu lhe saudei… Odoya Iemanjá…

 

Pela justiça eu chamei por Xangô

o seu machado o feitiço quebrou

minha oração o seu coração levou

e eu lhe saudei… Kaô Kabiessillê…

 

Pra nossa cura clamei por Omolú

com seu remédio ele nos medicou

o meu pedido pra ele, ele levou

e eu lhe saudei… Atotoô…

 

Por tempestade eu ventei com Iansã

ela me trouxe seus raios e trovões

a minha alma na chuva se banhou

e eu lhe saudei… Epahey Oyá…

 

Depois da chuva veio Oxumaré

com arco-íris o céu iluminou

toda ordem cósmica então se restaurou

e eu lhe saudei… Arroboboi Oxumaré…

 

Então pra mata eu fui buscar Oxóssi

por sua flecha minh’alma procurou

meus inimigos então ele derrubou

e eu lhe saudei… Okê Arô…

 

Foi pela noite então que eu caminhei

olhando a lua Ogum eu encontrei

com sua lança ele me protegeu

e eu lhe saudei… Ogún Ieé…

 

Jonas R. Sanches

Imagem: Google

Deixe um comentário